Nichos temporais: um fator desconhecido

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O que são nichos temporais?

Saber como e onde atingir o seu cliente nem sempre é uma tarefa fácil. Pequenas e médias empresas investem tempo e dinheiro em um mix de estratégias para incrementar suas vendas ou expandir seus serviços, mas nem sempre esse mix é útil. A coisa mais importante que se pode aprender é saber usar a estratégia correta no tempo certo, pois nem todos os clientes estarão sujeitos às suas ações.

Você já ouviu falar da tática de nichos temporais? Talvez para você ela ainda seja um fator desconhecido, mas se ela for bem aplicada, pode garantir excelentes resultados e garantir um ótimo retorno financeiro.

Você sabe o que acontece quando uma grande emissora de televisão estreia uma novela que se passa em outro país? A procura por informações sobre esse local aumenta consideravelmente e também o número de pessoas interessadas em fazer turismo para essa região cresce de forma exponencial, pelo menos, até o final dessa novela. Quem sai ganhando com isso? Agências de turismo, lojas que vendem artigos relacionados a cultura daquele país, restaurantes que vendem comidas típicas, blogs temáticos e muitos outros. Isso acontece porque a influência exercida pela novela sobre seu público é muito grande e essa novela não tem como informar os expectadores sobre tudo relacionado ao país. Por isso essas pessoas sentem a necessidade de ir atrás de “algo mais”. É isso que nós chamamos de nichos temporais: um grupo de clientes interessados por um assunto por um período de tempo.

O seu negócio ou o seu produto pode ser esse algo mais. O que você precisa fazer é enxergar a melhor maneira de inserir o seu produto ou serviço nessa oportunidade criado pelos veículos de comunicação de massa. Empresas que enxergam isso tem muito mais chances de desenvolver estratégias de marketing mais efetivas.

Vamos pensar em uma situação hipotética.

Estreou uma nova novela em que um dos núcleos trata a relação da vida saudável/condicionamento físico. Pronto. Um público já foi criado (pessoas que buscam viver de forma saudável), alguns mercados foram acionados (emagrecimento, pratica esportes, alimentação natural, etc), e tudo isso por um período de tempo específico (duração da novela). Se sabemos que o interesse das pessoas por esse assunto vai crescer muito rápido, como sua empresa vai se beneficiar com isso? Com as campanhas. Seja no Google ou no Facebook, é a hora de fazer alguma coisa. De ser o algo mais. Se houver alguma possibilidade da sua empresa pegar carona nessa cauda de cometa, nessa grande oportunidade: faça. Mais do que deixar a novela despertar o interesse das pessoas no assunto, faça com que as pessoas tenham interesse pela sua marca. Então se você vende cadeiras (a gente sabe que isso parece que não tem nada a ver), você pode criar um texto no blog da sua empresa sobre “as melhores cadeiras para melhorar a sua postura e facilitar a prática de exercícios sem dores nas costas”. Quando as pessoas pesquisarem por exercícios físicos, podem ser atingidas pela sua ação.

Essa é uma das estratégias que fizemos para nosso cliente VOLTERM uma empresa de  instalação de ar condicionado e energia solar em sorocaba

A partir de hoje, você vai enxergar esses nichos temporais em todo. Não perca mais tempo e aproveite essa oportunidade. Procure uma empresa especializada em campanhas online e otimização de buscas no Google para te orientar com a melhor estratégia para o seu negócio. Opá! Que tal falar com a gente?

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